SEJA BEM-VINDO AO MEU BLOG

SEJA BEM-VINDO AO MEU BLOG

"Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará."


Salmo 37:4-5.





segunda-feira, 12 de setembro de 2011

As polêmicas e acusações do Bispo Macedo


Depois de causar polêmica ao comparar igrejas pentecostais com centro de umbanda, o bispo Edir Macedo e outros pastores da Igreja Universal do Reino de Deus causaram revolta nos fãs do grupo Diante do Trono. Isso porque em dois programas da IURD a cantora Ana Paula Valadão foi usada como exemplo de cantores evangélicos que são “possessos por demônios”.
Em um programa o líder da IURD afirmou que para ele 99% dos cantores gospel são endemoniados e perturbados. ”O diabo também promove dentro da Igreja grandes cantores, cantoras e que fazem grandes sucessos, mas aquele sucesso é justamente uma mensagem subliminar para iludir os crentes”, disse ele.
O bispo Marcio, que estava apresentando o programa com Edir Macedo, deu exemplo da cantora do DT que na última edição do Congresso Internacional de Louvor e Adoração Diante do Trono “caiu na unção” quando foi ungida por um pastor finlandês.
Na igreja Universal “cair na unção” é o mesmo que cair possesso por demônios e por esse motivo o vídeo deste dia de congresso na sede da Igreja Batista da Lagoinha foi divulgado durante o programa na IURDTV . No programa “Nosso Tempo” o bispo Romualdo Panceiro reprisou o vídeo duas vezes para frisar aos telespectadores que a cantora estava possuída e que por esse motivo não cantaria mais as canções do Diante do Trono.

Resposta

Em seu Twitter, a cantora Ana Paula Valadão respondeu as críticas afirmando para seus seguidores não se preocuparem “Não se preocupem comigo qto a essas críticas…estou em paz no meu Senhor!” e até ficou feliz com o ocorrido “Interessante ser criticada por me render corpo e alma em adoração na Presença de Deus…até me regozijo por isso…não me deixarei intimidar”

Record x Globo

Para alguns usuários da comunidade do Orkut destinada ao grupo Diante do Trono, as mensagens dos bispos da Universal são na verdade uma forma de tentar barrar a venda dos CDs dos artistas da Som Livre (empresa do grupo Globo), que por meio do selo Você Adora está investindo na contratação de cantores gospel, como foi o caso do DT.
Os fãs do grupo mineiro também tentam questionar o líder da IURD se os cantores que fazem parte do casting da Line Records (uma das maiores gravadoras do gospel do Brasil que é ligada a IURD) também são possuídos por demônios. (1)


O bispo Edir Macedo e outros três dirigentes da Igreja Universal do Reino de Deus estão sendo acusados de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro pelo Ministério Público Federal em São Paulo. A investigação aponta que os valores das ofertas dadas pelos fiéis foram enviados ilegalmente para os Estados Unidos entre 1999 e 2005 por meio de uma casa de câmbio localizada em São Paulo.
A denúncia foi apresentada no dia 1 de setembro pelo procurador da República Sílvio Luís Martins de Oliveira com dados levantados pelo Ministério Público Estadual, nele os membros da IURD são citados como vítimas de estelionato. E os denunciados ainda são acusados de declarar apenas uma parte dos recursos arrecadados com as doações.
Para o procurador, os “pregadores valem-se da fé, do desespero ou da ambição dos fiéis para lhes venderem a ideia de que Deus e Jesus Cristo apenas olham pelos que contribuem financeiramente com a Igreja e que a contrapartida de propriedade espiritual ou econômica que buscam depende exclusivamente da quantidade de bens materiais que entregam”.
Essa denúncia foi apresentada em 2009 pelo MP Estadual de São Paulo acusando Macedo e oito dirigentes da IURD, mas em outubro de 2010 o Tribunal de Justiça do estado anulou o processo porque entendeu que a investigação deveria ser remetida para a Justiça Federal. (2)

Fonte: Gospel Prime

(1): Para ver a reportagem e assistir os vídeos no site do Gospel Prime clique aqui

(2): Para ver a reportagem no site do Gospel Prime clique aqui (Informações: O Globo)

Veja também as respostas dos cantores evangélicos sobre o fato e a notícia das acusações contra o Bispo Macedo em outros sites da imprensa:

Cantores evangélicos se revoltam contra declarações do Bispo Edir Macedo (Gospel Prime)

Procuradoria denuncia Edir Macedo e mais 3 por lavagem de dinheiro (Folha.com)

MPF denuncia Edir Macedo por evasão de divisas (Portal Estadão)

MPF denuncia Edir Macedo por evasão de divisas (Veja.com)

Veja abaixo o que dizem os advogados da Igreja Universal:

Advogados da Igreja Universal dizem que MP Federal está ressuscitando um assunto antigo (Gospel Prime)