SEJA BEM-VINDO AO MEU BLOG

SEJA BEM-VINDO AO MEU BLOG

"Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará."


Salmo 37:4-5.





terça-feira, 16 de agosto de 2011

Aumentou o número de evangélicos sem ligação com igreja, diz IBGE


Uma reportagem publicada na Folha de São Paulo desta segunda-feira, 15, mostra que o número de evangélicos que não mantêm vínculo com nenhuma denominação cresceu significativamente nos últimos anos. Os dados foram baseados em uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre “Orçamentos Familiares”. Ele mostra que em 2003 era apenas 4% dos evangélicos que não mantinham ligação com uma igreja e que em 2009 esse número já era de 14%, um salto de 4 milhões de pessoas.
Esse número representa pessoas que continuam se assumindo como evangélicas, mas não frequentam nenhuma denominação, algo parecido com os católicos não praticantes. Também entram nessa amostragem as pessoas que frequentam 2 e até mesmo 3 igrejas, sem criar vínculo com nenhuma. A pesquisa também revelou a queda de fiéis entre católicos e protestantes históricos e também o crescimento das pessoas que se declaram sem religião e entre os neopentecostais. Os sem religião representavam 5,1% da população e hoje já são 6,7%. Embora a categoria seja em geral identificada com ateus e agnósticos, pode incluir quem migra de uma fé para outra ou criou seu próprio “blend” de crenças –o que reforça a tese da desinstitucionalização.

Fonte: Gospel Prime
Para ler a informação no site do Gospel Prime clique aqui

Veja abaixo a mesma informação em outros links e sites:

Pesquisa do IBGE aponta queda entre fiéis da Igreja Universal (Gospel Prime)

Crise na Igreja Universal? Denominação do Bispo Edir Macedo tem queda de 24% de fiéis (Gospel Mais)

Crer sem Pertencer: Multi-Evangélicos Crescem no Brasil (The Christian Post)

Um comentário:

Pr Ismael Mariano disse...

Olá Rafael, paz! Obrigado pela visita e por estar seguindo o meu blog, visitei o seu e também estou lhe seguindo!

Fui membro da gloriosa Assembléia de Deus por 31 anos, e ministro do Evangelho lá como Evangelista e Pastor por 15 anos...Hoje estou servindo a Deus em outro ministério!

Abraço Fraterno

Pr Ismael Mariano Vieira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...