SEJA BEM-VINDO AO MEU BLOG

SEJA BEM-VINDO AO MEU BLOG

"Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará."


Salmo 37:4-5.





quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Zelando pela Ortodoxia Bíblica 1


A partir de hoje, estaremos estudando sobre as principais doutrinas bíblicas, da qual nós não devemos desviar (2 Jo v 9). A Bíblia é a nossa única regra de fé e prática, mas infelizmente, muitos não têm dado valor à leitura e ao estudo sistemático da Palavra de Deus, e devido a esta atitude, tem entrado dentro de nossas igrejas muitas heresias distorcendo nossas crenças (Mt 22:29). Enquanto as heresias deveriam fazer parte somente dos movimentos sectários, ela tem entrado dentro das igrejas evangélicas, pelo fato de muitos membros, obreiros e líderes não terem um conhecimento necessário das Escrituras e de suas principais doutrinas. Iremos hoje analisar uma doutrina que muitos tem distorcido: A Trindade.

A TRINDADE

A crença na Trindade se resume em três pessoas distintas, mas um só Deus, Deus-Pai, Deus-Filho e Deus-Espírito Santo. Não existe a palavra Trindade na Bíblia, mas a sua idéia sim. A palavra Trindade surgiu com Tertuliano por volta do 2°/3° século d.C. Vejamos algumas passagens que falam claramente sobre a Trindade.

"Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento o céu se abriu, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele. Então uma voz dos céus disse: "Este é o meu Filho amado, de quem me agrado."
Mateus 3:16-17 NVI

Nesta passagem nós vemos o Filho sendo batizado, o Espírito Santo descendo em forma corpórea de uma pomba e o Pai no céu falando. Veja: três pessoas distintas, mas um só Deus. Estas passagens também nos mostram sobre a Trindade.

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco."
João 14:16 ARA
"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós."
2 Coríntios 13:13 ARA

Existem doutrinas errôneas que mudam a forma da Trindade na qual nós não devemos considerar. Algumas delas são:

Unicismo Doutrina que crê que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são uma única pessoa e o mesmo Deus. Que é o mesmo Deus está certo, mas nós já vimos nas passagens bíblicas anteriores como pessoas distintas.

Triteísmo Doutrina que crê que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são três pessoas distintas e três deuses. A Bíblia diz que existe um só Senhor, um só Deus (Ef 4:5).

Portanto, defendamos a doutrina da Trindade, a verdadeira doutrina (1 Tm 4:16), e não nos conformemos com ensinos contrários a Palavra de Deus.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Vocabulário cristão: Palavras que o mundo não conhece 2



Nesta segunda parte do estudo, estaremos vendo a importância de mais uma palavra do vocabulário cristão: o perdão.


PERDÃO


O perdão é mais uma palavra que aqueles que não conhecem a Deus não entendem nem praticam. Só entende o valor do perdão aquela pessoa que pára para refletir o que Deus fez em sua vida, pois se nós, que não somos merecedores da graça divina, fomos acolhidos e perdoados por Ele, quanto mais o nosso próximo necessita do perdão e da compreensão de seus erros (Cl 3:13). A pessoa que guarda rancor, mágoa ou ressentimento de seu próximo e não perdoa está bloqueando a sua comunhão com Deus (Mt 6:14-15), pois o amor procede de Deus, porque Deus é amor (1 Jo 4:7-8), o amor é um fruto do Espírito na vida do crente (Gl 5:22) e onde há amor há perdão. Nós encontramos um exemplo de amor e perdão no próprio Deus, quando Ele enviou o Seu único filho para entregar Sua vida por nós (Jo 3:16), da mesma maneira, também devemos "dar a nossa vida" ao nosso próximo, mediante o amor e o perdão (1 Jo 3:16). Quando o cristão pratica o perdão ele vive em paz em relação às pessoas e consigo mesmo. Por isso, devemos dar valor ao perdão para que possamos ter comunhão uns com os outros e, principalmente, com Deus.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Os Dois Alicerces


"Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína."

Mateus 7:24-27 ARA

Nesta passagem, nós vemos dois tipos de pessoas, aquelas que ouvem a Palavra de Deus e praticam e as que ouvem e não praticam. As pessoas que ouvem e praticam a Palavra são chamadas de prudentes, pois elas estão conscientes que somente buscando a presença de Deus e confiando na proteção do Espírito Santo poderão permanecer seguras e firmes (Sl 1:1-3, Jr 17:7-8), por esse motivo que elas constroem sua casa na rocha, ou seja, constroem as bases da sua vida no Senhor (Sl 28:1, 71:3). Outro tipo de pessoas são as que ouvem a Palavra e não praticam. A passagem em Mateus chama essas pessoas de insensatas, ou seja, são aquelas pessoas que conhecem o evangelho, mas na sua vida reina o pecado (Rm 6:12) e o seu coração está apegado no mundo (1 Jo 2:15-17), pois a sua casa está construída na areia, não tendo estrutura. Mas há algo muito interessante nos dois casos. Para as duas casas veio a chuva, a água dos rios e a ventania, ou seja, as lutas do dia-a-dia que vem para todas as pessoas (Jo 16:33), mas após a luta a diferença dá destaque devido a base que foram construídas as casas, pois a casa que estava edificada na rocha, ou seja, firme no Senhor não caiu (Sl 37:25, 55:22), enquanto a casa que estava edificada na areia, a Bíblia diz que desabou, sendo grande a sua ruína. Nesta passagem, chegamos a seguinte conclusão. Não basta ser religioso diante de Deus, mas devemos sim, em todos os sentidos, termos comunhão com o Senhor, pois através desta comunhão nós permaneceremos firmes sendo sustentados pela Sua mão.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...